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Estratégia de Marketing - TNT Petrópolis leva o energético para a Alemanha

aiserver_TNTMarketing, essa é a aposta da TNT para fazer com que a marca seja tão bem aceita no mundo e ganhe cada vez mais popularidade no Brasil. Enquanto algumas empresas pensam em diminuir os investimentos, quem vende mais, sabe, sem marketing, não há vendas!

Presença da marca nos carros da escuderia Ferrari facilitou o processo de internacionalização da empresa.
Com a proximidade dos megaeventos, é natural que as empresas brasileiras direcionem atenção especial para o patrocínio esportivo. O Grupo Petrópolis optou por marcar presença dos campos de futebol aos ringues de luta, sem deixar de lado os autódromos. A estratégia rendeu ainda mais frutos que o esperado.
O patrocínio da Ferrari, uma das principais equipes da Fórmula 1, abriu as portas para a internacionalização da companhia, que começará a vender o energético TNT na Alemanha em março.
"Já entraremos no país com a vantagem de ter uma plataforma de comunicação graças a presença da marca nos carros da equipe", diz Douglas Costa, o diretor de Mercado do grupo.
A ligação com a escuderia contribuiu também para que uma distribuidora local se interessasse em fechar um acordo com o grupo. A estratégia é oferecer o produto, a princípio, para os estabelecimentos da Baviera, região turística localizada no Sul da Alemanha.
Esse é somente o primeiro passo no processo de internacionalização. "Já temos o registro da marca (TNT) em grande parte do mundo; a ideia é seguir com o projeto em outros países através da união com distribuidoras. Estamos avaliando uma possível entrada nos Estados Unidos", diz.
Por aqui, na América Latina, a cerveja Itaipava será exportada para o Paraguai. A Petrópolis fechou parceria com um grupo paraguaio, que fabrica o refrigerante Pepsi e também distribui cervejas de diversas marcas no país vizinho.
"Foram eles que nos procuraram. Começaremos essa operação também em março e o negócio terá um volume maior, em comparação com a Alemanha", comemora.

Estratégia de marketing
A verba de marketing da empresa, que no ano passado foi de R$ 175 milhões dará um salto em 2013, para R$ 360 milhões. Grande parte desse montante será direcionado para os esportes.
Na última semana, a empresa fechou uma importante cota de patrocínio da Copa do Brasil. O objetivo é aumentar a visibilidade da cerveja Itaipava entre o público masculino. Já para o energético TNT, a estratégia é outra: focar o apoio nos esportes individuais.
A marca patrocina o Ultimate Fighting Championship (UFC) e apoia os lutadores brasileiros José Aldo e Junior Cigano. No automobilismo, a Ferrari e os pilotos da escuderia Fernando Alonso e Felipe Massa também são patrocinados pela empresa.
"Diante da chegada dos megaeventos no país, é natural que assuntos ligados ao esporte fiquem em evidência. Temos ainda diversos ídolos brasileiros que são atletas, isso facilita a comunicação, principalmente com o público jovem", destaca Costa.

Mercado
A companhia, que tem como carro-chefe a marca Itaipava, ocupa o segundo lugar no mercado de cerveja no país com market share 11% - atrás da Ambev e à frente da Kirin. Com faturamento de R$ 4,8 bilhões no ano passado, a meta agora é viabilizar a distribuição dos produtos em todo o território nacional até 2020.
Para atingir esse objetivo, a Petrópolis, que tem forte atuação nas regiões Sul e Sudeste investiu R$ 1,2 bilhão para a inauguração de duas unidades de produção no nordeste. A primeira, localizada em Alagoinhas (BA), vai começar a operar em junho. Já a fábrica de Itapissuma (PE) está em fase inicial de construção e deve entrar em funcionamento em 2014.
"Com a inauguração da nova fábrica, a meta é aumentar o volume de vendas em 25% na região, o que deve elevar o market share para 15% em nível nacional", prevê Costa. Sobre a inclusão de novos produtos no portfólio, Costa afirma que um estudo avaliará o lançamento no segmento de não alcoólicos. "O foco agora é trabalhar o isotônico Ironage e a vodka Nordka."

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